Brouwerij Van Steenberge

Brouwerij Van Steenberge

Gulden-Draak-Augustijn-Piraat

Abrir uma garrafa de Gulden Draak é um convite que só os fortes aceitam, é um mergulho na histórias da época medieval da Bélgica, com dragões e muita tradição no alto de mais de 200 anos de criação da cervejaria Brouwerij Van Steenberge.

Assim foi a palestra com o David Wagnon, conceituado Diretor de exportações da cervejaria Brouwerij Van Steenberge, que aconteceu no Empório Soares e Souza em Brasilia organizado pela Rogéria Xerxenevsky da micro Cervejaria X, Luciana Isaac sócia proprietária do empório Soares & Souza, Leonardo Mota e Hélio Júnior da importadora Buenabeer.

Para quem não conhece, Brouwerij Van Steenberge foi criada em 1791, inicialmente era uma fazenda que produzia cereais e começou a produzir cerveja para consumo interno, com um excelente senso do humor, David nos contou toda a história, como é o processo de produção e as lendas que deram nome às cervejas.

BelfryGentUma das histórias que achei mais fascinante deu origem ao nome de uma das cervejas degustadas, a Gulden Draak, que significa Dragão Dourado, em homenagem á estatua de um dragão dourado que fica no topo de uma torre, no campanário em Ghent.

De acordo com a lenda, um dragão dourado ficava na proa de da embarcação do Rei da Noruega Sigrid Magnusson quando partiu para as cruzadas em 1111 e hoje é um símbolo de liberdade e poder. 

Ele ofereceu a estátua de presente para o imperador de Constantinopla, para ser colocada na cúpula da Basília de Santa Sofia.

Alguns séculos depois, o Conde flamenco Baldwin IX trouxe a estátua para terras belgas, downloadposteriormente, o dragão norueguês foi parar nas mãos dos belgas, depois de uma batalha em 1382, chamada Batalha de Beverhoutsveld, os moradores de Ghent levaram a estátua como prêmio e a colocaram no topo do campanário da cidadeonde eram guardados todos os documentos municipais, tornando-se assim de proteção, liberdade e poder.

Outra coisa que me chamou atenção, foi a taça, que faz referência a um ovo de dragão magicamente preso em uma rocha.

Como nos conta David, nenhuma das cervejas passam pelo processo de pasteurização, motivo pelo qual Poul Van Steenberge inventou da 2º refermentação dentro da garrafa.

Sua estrutura física e de funcionários é invejável, cerca de 25 dos 45 funcionários são do sexo feminino, algo raro em qualquer outra empresa, 5 delas são encarregas do laboratório que faz testes de qualidade.

Na década de 80 diversas melhorias e investimentos foram feitos e ao longo dos anos tornou-se a fábrica mais moderna e, ajuda á diversas de outras cervejarias no envase de suas cervejas.

Degustamos a Gulden Draak -Dark Triple e a Piraat - Strong Golden Ale

Cerveja : Gulden Draak -Dark Triple                              Estilo : Dark Triple
Teor Alcoolico: 10,5%                                                    Cor : Caramelo escuro
Aroma: Caramelo, malte tostado, adocicado                       Sabor: Frutas secas, chocolate, alcool Harmonização: Sobremesa, chocolate

 

 

 

 

 

 

PiraatCerveja : Piraat                                       Estilo : Belgian Strong Golden Ale
Teor Alcoolico: 10,5%                                               Cor : Ambar
Aroma: Especiarías, malte, alcool                                       Sabor: Adociado, alcool e lúpulo                 Harmonização: Queijo Belgas como Wynendaele, Remoudou,

 

 

 

 

 

 

Foi um grande encontro de amigos, poder rever pessoas especiais fez toda a diferença, a palestra reuniu um grande número de cervejeiros de Brasilia, agora é esperar o próximo evento!

Bjinhos e até a proxima!

 

 

Fonte: www.vansteenberge.com

 

 

 

error: Conteúdo protegido !!