Palestra de Harmonização com as Cervejas da Microcervejaria X no London Street

Palestra de Harmonização com as Cervejas da Microcervejaria X no London Street

meninas_ronaldo_rossi

Roberta Lopes, Alessandra Távora, Ronaldo Rossi e Bárbara Soares prestigiando a palestra.

  

Neste fim de semana, o chef e beer sommelier, Ronaldo Rossi, deu uma passadinha em Brasília para fazer uma palestra sobre harmonização com as cervejas da Microcervejaria X. O evento aconteceu no London Street, um bar de cervejas especiais da cidade. O forte da casa são as brejas estilo inglês.

Para quem não conhece o Rossi, ele trabalha com craftbeers há mais de 15 anos e hoje dá consultoria e aulas no curso de formação de sommeliers de cerveja do Senac, em São Paulo. O currículo do moço é bem extenso.

Jpeg

A proprietária do London Street recepcionando os participantes da palestra

A X é uma cervejaria cigana e foi fundada pelo cervejeiro Alexandre Xerxenevsky. Paulista radicado em Brasília, X, como é conhecido na cidade, foi vencedor do concurso da Acerva Paulista em 2011 com a receita de uma cerveja estilo belgian tripel, a Angel Tripel. Em 2014, ele venceu novamente esse concurso com uma breja estilo oktoberfest marzen, a Oberkorn. A cervejaria tem quatro rótulos, sendo um sazonal.

Antes de falar sobre a harmonização das cervejas da X, Rossi deu algumas dicas importantes sobre a combinação de comida e brejas. A regra de ouro para o sommelier é comida leve, com cerveja leve e comida robusta, com cervejas mais robustas. Para as Ipas, India Pale Ale, quanto mais amarga a cerveja mais condimentada ou gordurosa deve ser a comida.

Quando se fala em harmonização deve se ter em mente o tipo da combinação, por semelhança ou contraste. Nesse caso, estamos falando de comidas e cervejas com características parecidas ou diferentes, como uma brown ale combinada com uma carne vermelha ou uma stout combinada com um pão de queijo. Essa última, segundo Rossi, é uma delícia!

Dito isso, vamos a harmonização com as cervejas da X.

A primeira é a Angel Tripel, como falamos lá em cima, é uma belgian tripel. Essa cerveja tem um bom equilíbrio entre amargor e dulçor, não possui notas de caramelo nem tosta muito presentes. Além disso, o álcool está bem evidente, 9,1%. A sugestão de Rossi foi harmonizar com um lombo de porco com molho de laranja, justamente por conta do equilíbrio entre amargo e doce. Outra sugestão é combinar a Angel com um peixe como o pintado.

Outro rótulo foi a Blanche do Cerrado, uma witbeer bem leve com notas cítricas de laranja e limão. A sugestão do nosso beer sommelier foi harmonizar com frutos do mar e peixes.

Oberkorn, a terceira da nossa lista, é uma cerveja da escola alemã e possui sabor evidente do malte com uma leve tosta. Aroma e sabor do lúpulo evidentes, mas baixos. Nesta aqui, a dica vem do próprio X, harmonizá-la com filé ao molho madeira. Já Rossi sugere carnes grelhadas ou churrasco por conta do malte em evidencia e a tosta.

A última da nossa lista é a 61IPA. Como o nome já diz, é uma Amecicam IPA com lúpulo de médio a alto e sabor equilibrado. Ela tem aroma de frutas cítricas e um leve herbal. É uma cerveja fresca e seca. A sugestão aqui é combiná-la com um hambúrguer, pois o alto teor de gordura e condimentos casam muito bom com o amargor da IPA.

Jpeg

Roberta Lopes e Zeca Reino com os presentes que ganharam no sorteio

E depois de deixar todo mundo com água na boca com as harmonizações, Rossi e X sortearam kits das brejas e taças da microcervejaria X. E o beer sommelier, super brincalhão, distribuiu brownies para todos os sorteados.  Eu acabei ganhando uma taça e saí super feliz,  doida para abastecer meu brinde e testar uma das combinações.

Gostou das sugestões do Rossi e das Cervejas da X? Quem quiser saber um pouco mais sobre o trabalho do chef Ronaldo Rossi pode acessar este site: www.cervejoteca.com.br e a X neste aqui: www.cervejariax.com.br .

E quem quiser conhecer o London Street, segue o endereço: CLN 214, bloco D, Loja 23, Asa Norte – Brasília, DF. 

 

 

roberta_brito_menorEsse post foi escrito pela Jornalista e Cervejeira Roberta Lopes, uma guria sagaz que veio tomar uma cerveja e resolveu levar esse bate papo com vocês.

Aliás, podem ir se acostumando com essa figurinha aqui, ela vai tomar muita cerveja conosco.

 

error: Conteúdo protegido !!