Quarta feira fui uma das 30 seletas convidadas da Roberta Doelinger, enófila e sócia e proprietária da Prime Vinho & Cultura para participar de uma harmonização de Vinhos com carnes e pescados.
Eu adoro cerveja mas também gosto muito de provar outras bebidas, aprender mais e me surpreender, foi justamente o que aconteceu!
A noite começou com um welcome wine na loja Prime Vinho & Cultura, o espumante escolhido foi o premiado Aracuri brut Chardonnay, safra de 2015 ganhador do Top Ten 2015.
Um espumante leve, com retrogosto evidente de damasco e raspa de limão, com acidez baixa é uma excelente escolha para um fim de tarde.
Para os que gostam de beber acompanhado de algum petisco, indico frutos do mar, carnes brancas, legumes crus, queijos leves.
Logo após, o espaço escolhido para a realização do encontro foi o Churchill Lounge Bar Jazz Club localizado dentro do Hotel Meliã - Complexo Brasil 21 , um espaço fino, intimista e aconchegante, tivemos a palavra do Sommelier e produtor de Vinhos Eduardo Nobre apresentando os rótulos escolhidos e o novo clube de vinhos In Vino Vivo, seguido pela apresentação das carnes escolhidas pelo Tadeu Vasconcelos da loja de carnes nobres Harmonize.
As harmonizações me surpreenderam, a começar pela escolha de um vinho bastante oxidado para a harmonizar com o pescado.
A primeira harmonização foi o vinho uruguaio Don Adelio Chardonnay 2011, bastante oxidado, achei estranho no inicio, quase sem gás se não estivéssemos em uma degustação, acharia que o vinho estava passado, mas seria um grande erro.
Ao iniciar a degustação percebi a riqueza da harmonização, o prato escolhido pelo chef Michel Hipolitho foi inspirado na Muqueca capixaba, com lagosta, camarão e bacalhau fresco fornecidos pela harmonize carne e pescados.
A falta de gás proposital do vinho combinou o sabor da uva com a moqueca, não inibiu os sabores dos pescados, deixou o prato rico.
A para a segunda harmonização foi escolhido o vinho tinto da vinícola Valmarino Merlot safra 2014 envelhecido em barris por 12 meses, com cor rubi seu paladar possui notas de frutas secas e madeira.
Harmonizou bem com a carne Bombom de alcatra, Angus e com o Coxão duro, as carnes estavam levemente temperadas e apenas seladas.
A terceira harmonização foi com uma linguiça de Javali, sabor balanceado, levemente picante, como eu tenho uma pequena alergia a pimenta, achei que estava no ponto certo.
Os pescados são da empresa Qualimar, as carnes são da Beef Passion, a linguiça é da empresa Cerrado Carnes todas podem ser adquiridas diretamente online pelo site da Harmonize.
Foi uma experiência diferente e muito saborosa, os registros das fotos ficaram por conta do fotógrafo César Rebouças, beijinhos pessoal até a próxima!
- Prime Vinho e Cultura - Complexo Brasil 21, Bloco D, Loja 15.
- Clube de Vinhos In Vino Vivo
- Harmonize Carnes Nobres
- Churchill Lounge Bar Jazz Club - Hotel Meliã - Complexo Brasil 21